segunda-feira, 3 de agosto de 2015

O que ler depois?


De vez em quando (sempre) me deparo que, por mais que uma leitura esteja agradável e interessante, eu já começo a pensar qual será o próximo livro que lerei, chegando a pensar mais na decisão do que na própria leitura. Creio que isso seja fruto da nova geração que é imediatista e pensa no futuro, nunca se contentando realmente com o presente, mas essa situação de questionamento pode ser envolvida em diversas ocasiões. 
Como por exemplo, quando você acaba de fazer uma compra virtual e, antes mesmo que a encomenda chegue, você já está indagando qual será o próximo produto que comprará. O que também engloba o capitalismo a discussão, pois é também devido a esse sistema vigente que somos tão impacientes e ansiosos, a busca pelo lucro. Mas não ache que isso seja totalmente maléfico, por que quando as coisas são balanceadas elas progridem, realmente acontecem. 
Depois dessa generalização do assunto, podemos associar que quando uma leitura está sendo positiva, é necessário investirmos nela, ou seja, aproveitá-la meio que integralmente. Pensar no próximo livro é necessário, pois indica uma previsão que pode trazer até disposição a si mesmo para realizar qualquer ação que seja. Infelizmente, as vezes levamos tempos demais em decisões, sendo elas fáceis ou difíceis, e acabamos perdendo tempo, que já é escasso em nossa vida.
Essas decisões podem ser essenciais mas isso não significa que devemos deixar de aproveitar o presente se preocupando a toa, principalmente sendo este momento o que podemos investir para um futuro melhor, não acha? 
A dica que deixo (mesmo genérica) é: leia o que quiser e quando quiser, pois só assim você realmente saberá se valerá a pena, ler é uma ação que deve ser feita com prazer, pois o simples contato com as palavras e diferentes personagens ou histórias é o bastante para nos ajudar a escapar do mundo por algum tempo, fazendo-nos voltar mais sábios ou apenas mais...vivos.
Não sou profissional nesse assunto, (haja visto o tema desse post) porém por experiência, creio que o melhor seja balancear tudo, não apenas na vida pessoal, mas também na de leitor, até porque ambas tem algo em comum com o que queremos, aproveitar e ser felizes com as mesmas.
Você encontrou algum ponto seu em comum sobre o assunto? Ou algo conta? Comente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário