Nunca foi tão evidente a ineficácia do posicionamento radical, sobre qualquer tema que seja, principalmente no nosso dia a dia. Não importa o que você defenda, quando existe outra pessoa ouvindo ela pode muito bem não se permitir te ouvir porque você faz parte de um segmento "x".
Por exemplo, muitas pessoas acreditam que as pessoas integrantes do movimento feminista (de modo geral) são radicais, contra homens, odeiam homens e isso não é o que consiste fundamentalmente a causa feminista. Do mesmo modo que muitos creem que uma pessoa ligada a religião é homofóbica, preconceituosa e inteiramente conservadora, o que sabemos também que não é uma verdade única.
O ponto que desejo chegar é que quando o assunto consiste em pessoas, não há sequer a possibilidade de uma só verdade, cada um tem a sua. Mas o que é universal é que a sua verdade deveria ser baseada em algo, você não pode defender ou repudiar algo sem sequer ter um básico conhecimento sobre o assunto. Mas é claro que naturalmente nós já possuímos alguns pensamentos e "opiniões" sobre variados assuntos baseados em experiências e previsões, mas isso não significa que já refletimos o bastante sobre eles.
Então, cada grupo de pessoas é composto por subgrupos, ou seja, segmentos menores que podem fazer parte de uma ideia base. Quando você julga alguém baseado em um pré-conceito, você está se baseando em uma parte específica, um padrão, e o ser humano é muito complexo para caber de forma clara em específicas expectativas.
Além disso, as pessoas rotuladas nem sempre se sentem bem com isso, por exemplo, eu posso gostar de usar roupas de tons mais escuros, mas nem por isso significa que sou gótico, que gosto de rock ou metal, você acha justo julgar algo profundo como meus gostos pessoais com base na minha aparência? Nem sempre isso funciona, então pra quê continuar a julgar assim? Vê como isso nos limita? Afinal, ninguém é produto para ter apenas um código de barras.
O estereótipo deveria ser algo para facilitar o entendimento e identificação, quando na prática só dificulta os mesmos. Por que? Porque um ser humano é muito diverso para ser reduzido aos rótulos.
Ninguém é certo sendo fiscal da vida alheia, principalmente quando a mesma não interfere no seu convívio. Portanto, se identificar qualquer problema problema, procure saber mais sobre e porque aquilo te afeta, e reflita, pois existem vários dos problemas não advém de outros, mas de nós mesmos.
"O momento em que você percebe que você não é a opinião de alguém que não te conhece e não liga para você é quando você sabe que está limpo."
"O momento em que você percebe que você não é a opinião de alguém que não te conhece e não liga para você é quando você sabe que está limpo."
-Taylor Swift
Nenhum comentário:
Postar um comentário